O Volkswagen Fusca é o mais conhecido e mais popular dos carros clássicos  de todos os tempos (*). Ele possui uma história invejável se comparado com outros modelos de carros clássicos. Um veículo criado no início da 2ª guerra mundial, originalmente concebido como um “carro militar”, se tornou desde o seu lançamento em 1945 até se tornar “o carro do povo” uma paixão mundial. Amado e também odiado, quem nunca falou ou ouviu falar “esse foi o meu primeiro carro”, ou uma pessoa de mais idade dizendo que “eu tirei a minha habilitação em um fusca”, ou ainda “ele é muito duro para dirigir”, “desconfortável demais”, e por aí vai… porém essa relação de amor e ódio é o que fascina tudo que envolve esse carango que nos encanta e traz histórias e mais histórias de família e amigos apaixonados por ele.

Um fusquinha bem estiloso

Mesmo tendo saído de linha nos anos 90, ainda é muito fácil ver alguns modelos em circulacão nas ruas. De uma maneira impressionante o Fusca sobreviveu, e isso não é à toa, esse carro mesmo sendo antigo possui um ótimo custo x benefício, e também possui peças fáceis de se encontrar em qualquer oficina da esquina. Além disso o custo de manutenção também é muito baixo e qualquer mecânico consegue trabalhar no motor desse carrinho, pois o seu projeto é muito simples e funcional, como dizem no popular “é só amarrar um arame que está consertado”, isso provoca muitos risos nas pessoas, porém no fundo existe certa verdade nisso. Quem nunca ficou sabendo de alguma história que o Fusca quebrou, o mecânico veio com uma solução estilo MacGyver e resolveu. Por essas e outras esse “mito” chegou onde chegou.

Um dos motivos mais relevantes para se comprar um Fusca é que atualmente o mesmo tende a ser encontrado na faixa de R$4mil a R$15mil (**). Outro motivo que chama a atenção é a sua parte estrutural, possui grande durabilidade, com chassi extremamente rígido, sendo muito difícil de amassar a lataria, que foi concebida no conceito de que o carro não era muito danificado quando sofria alguma colisão leve. Hoje o conceito mudou, o veículo absorve o impacto (a parte externa é mais fácil de ser danificada) para poder proteger melhor os passageiros. Com todos esses motivos, o Fusca modelo até a década de 90 ainda encanta pelas vantagens e desvantagens (se é que podemos dizer isso), pela sua nostalgia e que seu valor que cabe em qualquer bolso.

Claro que se formos continuar a história, tivemos os irmãos mais novos lançados depois da década de 90, reestilizaram o Fusca e o batizaram como New Bettle, depois mais recentemente, reestilizaram novamente e voltaram a chamá-lo de Fusca, porém de “Fusca” mesmo só ficou o nome. O novíssimo Fusca relançado em meados de 2012 acabou se tornando um carro de luxo, altamente tecnológico, enfim, para poucos proprietários mais afortunados, caindo por terra o conceito de “carro do povo”.

Mas o “bom, velho e popular” fusquinha, fuqueta, fuca-bala, e por aí vai… ficará eternamente guardado em nossas mentes e corações, como o carro que participou das histórias das nossas vidas por décadas.

Bom, acho que é isso 🙂

Falando em carros clássicos, não vamos deixar de mencionar os outros que também são muito amados, mas que não tiveram a honra de estar em 1o lugar da lista das preferências por carros clássicos:

2º lugar: Chevrolet Opala
3º lugar: VW Brasília
4º lugar: VW Gol (primeiras gerações)
5º lugar: Ford Corcel
6º lugar: Chevrolet Chevette
7º lugar: Galaxie Landau
8º lugar: Ford Maverick
9º lugar: Dodge Dart
10º lugar: Ford Del Rey

(*) fonte: Auto Show Collection – Evento que reúne todas as terças feiras mais de 3.000 visitantes apaixonados por carros antigos, customizados e motocicletas.

(**) fonte: Jornal do Carro.

Descubra como você pode saber facilmente o histórico do carro ou moto usando apenas a placa. Acesse o Capivaras e conheça nossas consultas.


Capivaras

O Capivaras foi concebido para trazer facilidades para a vida das pessoas. Com a consulta do Histórico Veicular, é como se você tivesse em mãos a "certidão de nascimento" e o "laudo médico" do seu veículo, ou seja, tendo o "histórico veicular" em mãos, você saberá de onde ele veio e o que aconteceu com o veículo no decorrer da "sua vida". Saiba mais em www.capivaras.com.br Baixe o aplicativo https://play.google.com/store/apps/details?id=com.capivaras.app&hl=pt_BR