Como diz o jargão “quem nunca” no momento de comprar um veículo usado, sendo carro, moto, utilitário ou até caminhão, olhou para o veículo parece que foi “paixão à primeira vista” no momento que consegue encontrar “exatamente o que estava procurando” ? e quando isso acontece, você quer logo fechar negócio para que outra pessoa “não passe na sua frente”. Pois é, muitas vezes a pressa e a afobação podem transformar o sonho 🙂 em pesadelo 🙁

No Brasil o mercado de usados sempre tem uma oscilação, em certas épocas está um pouco abaixo as vendas, em outras épocas está aquecida, porém o mercado está sempre vendendo e comprando, seja de particular ou loja (mais conhecida como “agência de veículos usados”).

De olho nesse mercado, veículos que um dia sofreram acidentes, tiveram Sinistro de Perda Total (PT) e estavam fora de circulação podem ter sido recuperados e sua “ficha pode ter sido limpa”, não constando mais registros históricos que apontem o que ocorreu no passado.

A venda de veículos com Sinistro Perda Total (PT) não é legal, está previsto em lei que o valor da revenda deveria ser menor do que um veículo que não sofreu dano, porém a ilegalidade e o crime estão classificados a partir do momento que tentam esconder essa situação.

Veículos classificados como Sinistro Perda Total (PT) são reformados com peças roubadas e voltam a circular normalmente como um veículo que nunca tivesse sofrido danos. Você diria que essa moto precisa só de um pequeno reparo para rodar?

De acordo com os documentos apreendidos pela polícia SIM! e por isso ela seria vendida como veículo recuperável.

Esse VW Gol branco?

O que você acha desse Renault Clio vermelho?

O GM Prisma prata e todas as carcaças de carros destruídos em acidentes que estavam sendo comercializadas em leilões como carros com médios ou pequenos danos.

A Polícia Civil apreendeu todos eles na “Operação Lavoisier” em São Paulo.

“Em algum ponto da investigação nós estamos levantando qual é exatamente esse momento, as restrições e os históricos ruins do veículo que simplesmente desaparecem, e o consumidor é levado a erro de maneira criminosa”, diz o dr. José C.Carneiro (promotor de justiça).

Segundo um funcionário (que não iremos identificar) que já trabalhou para várias Companhias de Seguro, o esquema começa dentro das Companhias, as informações prestadas por ele constam no inquérito.

Funciona assim:





Uma vez constatada a Perda Total (PT) de um veículo, a Seguradora indenizou o dono e passou o automóvel para o nome da Companhia Seguradora, mas a mesma não registra no documento os danos que o veículo sofreu, e ao invés de revendê-lo como sucata, repassa em leilões públicos a criminosos que reformam o veículo com peças roubadas e vendem como se ele pudesse voltar a circular.

O Ministério Público de São Paulo já avisou para promotores de todo o país que a fraude também pode ocorrer em outros Estados. O representante do Sindicato das Empresas de Seguros de São Paulo afirma que cada Companhia de Seguro vai responder por seu âmbito da investigação, mas que eventuais erros são pontuais e não procedimentos de rotina. Se eventualmente tiver um erro, é importante qualificar o que é uma falha operacional como existe em qualquer setor em qualquer atividade. O fato é que muitos consumidores que hoje andam com os seus carros e na realidade não sabem que estão andando com verdadeiras “dores de cabeça ambulantes” e muitos nem sequer desconfiam disso 🙁

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